Se você costuma fazer concorrência todo ano do seu seguro aeronáutico, provavelmente já ouviu falar na Carta de Nomeação.
Por uma política interna das seguradoras, a maioria delas somente envia a cotação de seguro aeronáutico para a primeira corretora que solicita a cotação.
Normalmente esta primeira corretora é a detentora da conta que, por já possuir as informações do risco, envia a solicitação para todas as seguradoras e com antecedência, o que acaba gerando uma espécie de “bloqueio de mercado”, dificultando assim a concorrência, pois após este “bloqueio”, as outras corretoras terão que solicitar uma carta de nomeação aos clientes para conseguirem efetuar cotação no mercado.
A carta de nomeação é uma burocracia do mercado de seguros onde o cliente atesta para a seguradora qual corretor ele deseja que trabalhe com a seguradora que estiver sendo nomeada na carta. A carta pode ser direcionada a todo o mercado segurador ou à quantas seguradoras o cliente desejar.
Muitas vezes os clientes não sabem o impacto desta carta e assinam a mesma por desconhecimento, pois o corretor apenas solicita a assinatura e não explica ao cliente o que ela causará. O que ocorre é que, ao assinar a carta de nomeação, o cliente está autorizando a seguradora a excluir o corretor, que cotou anteriormente, do processo de cotações dentro deste mesma seguradora. Dando então, exclusividade ao novo corretor que enviou a carta de nomeação. Neste momento, este novo corretor recebe a cotação, já feita, e assume as negociações.
Quando esta carta é direcionada a todo o mercado segurador, o cliente acaba ficando refém de uma única corretora, pois este cliente só receberá cotações da mesma. Logo, este cliente não terá uma proposta competitiva.
Nós da VOKAN não trabalhamos com bloqueio de mercado. Portanto, o corretor que estiver participando de uma concorrência conosco nunca precisará solicitar este documento a nossos prospects ou clientes.
Se precisar de ajuda ou melhor entendimento deste assunto, por favor, entre em contato conosco!
Como fazer uma concorrência adequada de seguros?
Muitos clientes solicitam sua cotação para um número grande de corretoras, acreditando que assim conseguirão um melhor custo para sua renovação de seguro aeronáutico.
Esta ação certamente não é a mais indicada e acaba atrapalhando o processo de cotação.
Atualmente, temos 10 seguradoras operando na carteira de aeronáutico, e cada uma delas tem um foco dentro do segmento aeronáutico, restringindo ainda mais a possibilidade de cotações de acordo com as informações do risco (fabricante, ano, modelo, utilização, entre outras informações).
Além disso, existe a política interna das seguradoras de somente enviar a cotação para o primeiro corretor que a solicita. Este procedimento poderá ser alterado através da carta de nomeação.
A forma mais correta para uma concorrência justa e benéfica para o cliente é a divisão de mercado entre as corretoras, deixando assim cada corretora com uma seguradora competitiva para o risco a ser cotado.
Obviamente, este loteamento de mercado requer um profundo conhecimento dos “guidelines” de cada uma das seguradoras. Por este motivo, nós da VOKAN nos disponibilizamos para te ajudar a fazer a melhor concorrência para sua renovação.
Atente-se, porém, que preço não é o único ponto a ser considerado. É muito importante que verifique sempre se as coberturas, limites e franquias estão adequadas à sua exposição.
Além disso, é importante verificar qual é a experiência do corretor no segmento da aviação, que é muito peculiar, principalmente quando se trata de um acidente aeronáutico. Pois no momento em que ocorre um sinistro, tenha certeza que o expertise do corretor poderá fazer muita diferença na regulação do processo e na negociação comercial junto às seguradoras.