
Temos observado um aumento do número de acidentes com hangares. Alguns amplamente divulgados recentemente, como o caso daquele que despencou em São Paulo em decorrência de um vendaval, e tantos outros menos divulgados pela mídia, porém com grande impacto e prejuízo financeiros aos donos de hangares e também aos proprietários de aeronaves hangaradas.
Quer saber mais sobre o seguro de RC Hangar? Nesse post explicamos a importância e abrangência desse seguro. Acompanhe abaixo!
O que é o seguro de RC Hangar?
O seguro Responsabilidade Civil Hangar garante o reembolso de todas as quantias que o segurado vier a ser legalmente obrigado a pagar para terceiros, principalmente cobrir danos causados pela operação de um hangar às aeronaves que estão sob sua custódia.
Esse seguro possui 3 seções. Caso seja um hangar somente para locação de espaço para aeronaves, seria necessário apenas a contratação das seções 1 (instalações aeronáuticas) e 2 (danos em aeronaves de terceiros).
Em se tratando de um hangar que também tenha uma oficina, será necessária a cobertura da seção 3 (responsabilidade civil produtos), que indeniza danos causados por produtos fabricados, construídos, alterados ou reparados pelo segurado para terceiros, apenas depois desses produtos não estarem mais na posse do segurado. Existem ainda coberturas adicionais que podem ser contratadas nesses casos, como Voo de Teste.
Qual é a importância desse seguro?
É muito importante que todo hangar contrate esse seguro. Além de ser uma garantia para os clientes que utilizam o hangar para estacionar suas aeronaves, é ainda muito mais importante para os responsáveis pelo hangar, visto que em eventual acidente, o proprietário de uma aeronave ainda pode acionar o seu seguro Casco (caso exista) para ressarcimento. Vale ressaltar que a seguradora do seguro Casco poderá sub-rogar o prejuízo pago para os donos do hangar, caso ele não tenha seguro.
Entretanto, é preciso destacar que, por tratar-se de um seguro de Responsabilidade Civil, ele é destinado a terceiros. Ou seja, a aeronave que for da empresa proprietária do hangar ou que tiver algum vínculo com o dono desse hangar, não estará coberta por essa apólice.
O que é necessário para contratar um seguro de RC Hangar?
O processo de contratação do seguro de RC Hangar inicia-se pelo preenchimento de um questionário com diversas perguntas sobre a operação do hangar. A pergunta mais importante é em relação as aeronaves em custódia do hangar (quando se deseja cotar apenas a seção 1 e 2) e sobre os modelos de aeronaves que o hangar realiza manutenção (quando se deseja cotar a seção 3 e voo de teste). Todas as seções e coberturas adicionais possuem franquias que serão descontadas de uma eventual indenização.
Quanto mais informações das atividades exercidas e da estrutura do hangar forem fornecidas para a cotação, melhor será para a mensuração da exposição aceita pela seguradora e contribuirá para a determinação da Importância segurada e também da precificação da apólice.
Normalmente, as apólices possuem um limite de indenização menor que a capacidade de hangaragem do local em risco. Trata-se de uma decisão de cada cliente, que costuma avaliar que dificilmente acontecerá algum evento que danifique as aeronaves em sua totalidade. Logicamente, quanto maior o valor segurado, maior será o prêmio pago pela apólice.
É interessante pontuar que, logo após os acontecimentos recentes do Campo de Marte, aumentou-se a procura de clientes interessados em elevar os limites de suas apólices de RC Hangar. Alguns deles, querendo se proteger com 100% da sua exposição, minimizando qualquer tipo de prejuízo em caso de algum acidente em suas operações.
Tem interesse em fazer uma cotação do seguro de RC Hangar? Entre em contato conosco!