Quando um sinistro ocorre, costumamos pensar apenas na indenização referente ao acidente em si (danos com a aeronave, passageiros, tripulação, terceiros, etc), não é mesmo?
Entretanto, existem outras despesas decorrentes de um sinistro aeronáutico, que são de responsabilidade do operador da aeronave, e que podem ser bem significativas, como a remoção dos destroços, busca pela aeronave, salvamento, dentre outras. Você sabe se elas estão cobertas pela sua apólice?
A Cláusula de Pagamentos Suplementares, também conhecida como AVN76, é a responsável pela indenização dessas despesas. É uma cláusula bem relevante, no entanto, pouco se fala sobre seu significado e importância na contratação de um seguro aeronáutico.
Nesse texto, vamos explicar o conteúdo, objetivo e coberturas da cláusula AVN76 e por quê ela é relevante na sua apólice de seguro aeronáutico.
O que é a cláusula de pagamentos suplementares e para que ela serve?
A AVN76, também chamada de cláusula de pagamentos suplementares, é responsável pela indenização de possíveis despesas decorrentes de um sinistro. Poucos clientes observam ou ao mesmo entendem a real necessidade da contratação de limite adequado desta cobertura. Por isso, sempre frisamos aqui a importância de entender a sua apólice e ter certeza de que ela cobre a sua operação.
Imagina receber a notícia de que sua indenização pelo seguro foi concedida, mas descobrir que certos gastos que você teve com o sinistro não serão reembolsados? Na prática, essa cláusula garante que você receba o reembolso dos gastos suplementares que você possa vir a ter decorrentes de um acidente com a sua aeronave.Estão inclusas na cobertura:
- Despesas para Busca de aeronaves desaparecidas;
- Despesas para Salvamento de aeronaves e tripulantes;
- Despesas com Colocação de espuma na pista para mitigação de eventuais danos (ex: incêndio);
- Despesas com Remoção de destroços;
- Despesas com Destruição de destroços;
Como saber se a cláusula AVN76 está inclusa na minha apólice?
Algumas seguradoras oferecem a cláusula AVN76 como cobertura adicional a cobertura do seguro Casco, cobrando por isso. Outras oferecem como um sublimite da cobertura de responsabilidade Civil LUC.
A principal diferença é que em um eventual sinistro de grandes proporções que consuma todo valor da cobertura LUC em indenizações, poderá faltar limite para o cliente receber o reembolso referente aos gastos suplementares.
Se você está em dúvida se o seu seguro tem cobertura de pagamentos suplementares, é recomendado que você confira na sua apólice e consulte com o seu consultor, pois é uma cobertura muito importante e que o cliente muitas vezes só percebe no momento do sinistro.
Nós, da VOKAN, sempre reforçamos a importância dessa cláusula e a diferença que ela pode fazer no caso de um eventual sinistro à todos os nossos clientes.
Em que valor os gastos suplementares podem chegar?
Como citamos no início do texto, você sabia que a retirada dos destroços e todos os custos envolvidos é de responsabilidade do operador da aeronave? Consegue imaginar o custo dessa operação dependendo do local do acidente? Uma queda no mar ou em mata fechada pode exigir uma grande operação logística de retirada dos destroços, o que obviamente vai custar caro.
Até hoje, o sinistro mais complexo da VOKAN envolvendo esta cobertura foi a queda de uma aeronave segurada em meio a mata fechada no norte do país. A operação de remoção de destroços envolveu uma enorme logística operacional devido à dificuldade de chegar ao local do acidente, sendo necessária, inclusive, a montagem de um acampamento na selva para que a operação fosse concluída com sucesso.
A VOKAN participou ativamente na contratação de uma equipe local capacitada para esta operação, que envolveu mais de 30 pessoas e teve custo aproximado de R$ 500.000,00, que foram indenizados integralmente pela seguradora. Aqui, é importante frisar que todos os gastos devem ser aprovados pelo seu corretor, juntamente com a seguradora, antes de serem efetuados.
Conclusão
Ninguém gosta de se deparar com gastos inesperados, principalmente em sinistros aeronáuticos, que geralmente envolvem operações caras e valores altos. Portanto, para que você não seja pego de surpresa, se informe sobre a cláusula AVN76 e confira se sua apólice tem essa cobertura.
O exemplo que contamos acima mostra um pouco da complexidade de um sinistro e da importância de ter junto com você um corretor altamente capacitado e ágil para lhe ajudar neste momento.
Quer aproveitar uma consultoria gratuita para tirar as dúvidas sobre a cláusula AVN76 de pagamentos suplementares e sua apólice? Clique aqui!