Blog

O SEGURO AERONÁUTICO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA AERONAVE NO EXTERIOR
Quando a compra da aeronave é feita fora do Brasil, o processo de cotação de seguro demanda maior atenção
O processo de aquisição de uma aeronave no exterior tem sido cada vez mais recorrente, principalmente pela maior disponibilidade de modelos para aeronaves usadas, e também pelo fato de que a fabricação desses bens ocorre em outros países, no caso de aeronaves zero. Porém, para a nacionalização da máquina, a maioria dos operadores conta com uma trading especializada nesse processo para que o trâmite seja feito com rapidez e eficiência, além de usufruírem do benefício fiscal.
Após a escolha da aeronave e de como se dará o processo de importação (via trading ou direto), é aconselhável verificar o seguro desse bem. Nesse momento, alguns cuidados são necessários para facilitar e agilizar o processo de cotação.
Além de todos os detalhes da operação, levando em consideração as informações relevantes para avaliação do risco, também é necessário enviar à seguradora os dados dos pilotos responsáveis pelo translado.
Quando falamos dos pilotos, devemos sempre analisar os dados minunciosamente, pois é um ponto importantíssimo para o seguro e quanto mais informações tivermos, melhor será o valor e franquias desse seguro. Então para esse ponto, é importante informar se o piloto possui experiência em traslados e voos internacionais, se já realizou traslados no mesmo modelo, quais modelos de aeronaves estava operando nos últimos meses, se possui treinamento nesse modelo em processo de cotação, além das informações de horas de voo detalhadas. Essas são algumas informações solicitadas, porém, cada processo é diferente do outro, e informações complementares podem ser solicitadas pela seguradora.
Além dessas informações do traslado, o corretor precisará das informações da operação no Brasil, como dados do operador, onde a aeronave ficará hangarada, oficina de manutenção no Brasil, dados da tripulação do Brasil, dentre outras informações. Temos observado que cada vez mais os proprietários fazem upgrades de máquinas, o que exige ainda mais o envio das informações completas da experiência dos pilotos, incluindo treinamentos e horas voadas em cada modelo.
Muitos operadores buscam o seguro apenas para o traslado, pois não desejam seguro no Brasil ou não possuem financiamento que exige o seguro, mas as opções atuais de seguro para esta modalidade são escassas e nem sempre será possível. Além disso, o custo desta modalidade de seguro é bastante elevado, o que faz com que a opção de seguro anual, incluindo traslado, acabe sendo uma opção mais vantajosa.
São muitos os detalhes para esse tipo de operação e a VOKAN é especialista nessas modalidades de seguro. Portanto, se está pensando em importar uma aeronave para o Brasil, fale conosco que teremos o maior prazer em sanar todas as dúvidas sobre o processo de seguro aeronáutico para o seu caso concreto.
Voe tranquilo! A VOKAN Cuida do seu seguro.