Sabemos que muitos tripulantes não possuem costume de fazer o registro de suas horas de voo corretamente. As vezes por puro esquecimento, outras vezes por repassarem horas para outros tripulantes que possuam menos tempo de carreira.
O mercado de Seguros Aeronáuticos segue no que chamamos de “Hard Market”, ou seja, bastante restrito em termos de aceitações diferenciadas como o agravo de taxas devido ao alto índice de sinistros. Um dos pontos de maior dificuldade tem sido na questão de aceitação de tripulantes dentro do seguro.
As seguradoras costumam trabalhar com experiências mínimas bem altas e não estão flexibilizando aceitações como se fez por muitos anos. A avaliação da seguradora se dá sempre por 3 análises principais:
- Horas totais
- Horas no tipo
- Horas no modelo
Vale lembrar que horas no tipo é diferente do que a ANAC considera como “tipo”. Exemplo:
- Um comandante de King Air deve considerar como horas tipo suas horas somente em bimotor turbo – hélice e não suas horas na carteira MLTE.
Além disso, existem também seguradoras que somente avaliam as horas em comando e portanto não consideram como experiência válida para aceitação horas de voo em instrução ou SIC (segundo em comando).
Este tipo de dificuldade que as seguradoras vêm impondo acaba atrapalhando muito o desenvolvimento de tripulantes em máquinas maiores. No entanto, pelo ponto de vista do mercado segurador é uma forma de restringir aceitação e diminuir os prejuízos ocorridos nos últimos anos, muitos deles ocasionados em aceitações excepcionais feitas no passado. De fato é uma questão bastante delicada e que possui interpretações diferentes por profissionais do seguro e da aviação.
Ressaltamos também que a seguradora somente solicita comprovação das horas dos tripulantes no caso de sinistro, onde então serão solicitados os documentos comprobatórios das horas informadas no questionário de cotação do risco.
Diante de todo o exposto acima, é fundamental que mantenha sempre sua CIV (digital ou de papel) atualizada com todas as horas voadas. Mesmo aqueles tripulantes que já possuem muitas horas devem sempre manter o registro de sua experiência o mais atualizado possível. No caso de pilotos que tenham experiência em táxi – aéreo, uma declaração de horas também é válida como comprovação.
Nós da VOKAN nos esforçamos ao máximo para sempre tentarmos uma solução de seguro a todos os clientes. Preferimos conseguir uma solução com preço ou franquia diferenciados do que simplesmente dizer “não” aos nossos clientes.
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